Artigos

Entomologia Forense - Os Insetos “Peritos”: Auxiliares da Justiça

Quando os insetos se tornam vestígios de um crime, a Entomologia Forense (EF) é a Ciência que busca elucidar questões policiais e judiciais, aplicando o conhecimento de aspectos bioecológicos e comportamentais de insetos e de outros artrópodes para auxiliar a Justiça no esclarecimento de casos.

Os estudos envolvendo a EF são importantes ferramentas técnico-científicas para esclarecer importantes quesitos provenientes de diversos tipos de casos. Ao se falar em Entomologia Forense, a primeira imagem que vem à cabeça das pessoas é na aplicação clássica em casos de determinação da estimativa do intervalo pós-morte (IPM), em que os protagonistas da investigação criminal são espécies da entomofauna cadavérica. Considerando outras aplicações relacionadas a mortes violentas, podemos destacar a importância dos dados entomológicos para: a determinação do local da morte ou vestígios de movimentação do corpo da vítima; confirmação de hipótese de negligência infantil, abuso sexual e maus tratos a crianças e idosos; identificação de vítimas e criminosos a partir do levantamento do perfil genético humano extraído do corpo dos insetos necrófagos ou hematófagos, dentre outros casos. Entretanto, os insetos “peritos” apresentam diversas outras aplicações e os dados entomológicos são mais importantes do que os próprios investigadores podem imaginar.

Apesar da importância dos insetos “peritos” como auxiliares da Justiça, os vestígios entomológicos ainda são negligenciados na prática no Brasil e poucos órgãos periciais realizam exames e parcerias com pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa na área. É exatamente neste contexto de necessidade de incentivos, parcerias e divulgação que nasce o nosso curso para que a fascinante ciência da Entomologia Forense se torne cada vez mais conhecida pela população em geral. Além disso, percebe-se uma forte tendência da disciplina da EF ser cobrada em futuras provas de concursos para carreiras de órgãos periciais em todo o âmbito nacional, principalmente para quem sonha em se tornar Perito Criminal Oficial.

Pensando em tudo isso, nosso curso de EF será elaborado com bastante carinho não somente para os concurseiros e concurseiras da área da perícia criminal, mas também para estudantes de ensino médio e superior em geral que se interessem pela disciplina e para os demais curiosos e amantes das Ciências Forenses que desejam aprender um pouco mais sobre esta importante área do universo pericial. O curso abordará a teoria sobre os principais aspectos cobrados de EF em provas específicas da área pericial, esperando que, ao final, o aluno compreenda sobre seus principais conceitos, história, subdivisões e aplicações, procedimentos de coleta de vestígios entomológicos em local de crime, identificação de insetos de importância forense, aplicações da Entomologia Forense Médico-Legal e estimativa do intervalo pós-morte (IPM), noções de Tanatologia Forense e Cronotanatognose, além de resoluções de questões relacionadas aos temas abordados.

Espero todos vocês no curso de Entomologia Forense! Contem com a minha ajuda para a aprovação em concursos da área, juntos na missão com o Instituto Êxito!