Artigos

O que é doxxing?

O QUE É “DOXXING”?

O termo “doxxing” surgiu na comunidade de hackers algumas décadas atrás. “Dox” é uma abreviação da palavra “documentos”. “Doxxing” evoluiu para se referir à divulgação pública hostil ou vingativa das informações privadas de outra pessoa sem o consentimento.Os Doxxers pesquisam, compilam e publicam o nome real, o endereço residencial, o número da conta, o número da conta, as fotografias, as informações embaraçosas e outros materiais privados de uma pessoa em risco. ou intimidar o assunto em sites como o Pastebin .

Muitos doxxers apenas divulgam as informações sem fazer ameaças. Eles deixam para outros assediadores espalhar as informações privadas, usá-las para intimidar o sujeito, ou ambos. Obviamente, mesmo uma publicação “neutra” das informações pessoais de alguém pode implicar uma ameaça de que a pessoa que possui as informações privadas possa usá-las para prejudicar o assunto. As vítimas também podem estar razoavelmente preocupadas com o fato de o doxxer ter acesso a todas as informações privadas do sujeito.

O nível de ameaça de um incidente de doxxing depende do tipo de informação divulgada e de como o assunto a manteve em particular. A liberação de certas informações é mais ameaçadora que outras. Por exemplo, postar seu endereço residencial é potencialmente mais ameaçador do que publicar um artigo embaraçoso que você escreveu no jornal da escola.

Enquanto os doxxers geralmente querem apenas embaraçar ou assediar um sujeito, alguns são potencialmente mais assustadores porque ameaçam com violência ou outros danos. Mesmo um incidente de doxxing que é apenas assédio é uma preocupação, é claro, mas existem ações que você pode tomar se isso acontecer.

PROTEÇÕES LEGAIS

A maioria dos doxxers usa pseudônimos, dificultando sua identificação. Isso dificulta a ação legal. Mas existem opções disponíveis em determinadas circunstâncias.

LEIS CIVIS CONTRA DOXXING

Se o doxxer usar informações particulares para prejudicar sua reputação, você poderá processar por difamação . No entanto, você deve provar que as declarações do doxer sobre você (expressas ou implícitas) são falsas. E você precisa identificar o doxxer. Algumas mídias sociais e outros sites exigem que os usuários forneçam seus nomes, que o site disponibiliza ao público. Em alguns estados, você pode entrar com uma ação de invasão de privacidade contra o doxxer. As mesmas advertências se aplicam ao anonimato.

LEIS CRIMINAIS CONTRA DOXXING

Se o doxxer está causando uma ameaça credível de dano a você ou a sua família, você deve ir à polícia e pedir que ele tome medidas. Dependendo das circunstâncias, o promotor pode ser capaz de acusar o doxxer pelo crime de perseguição , assédio ou cyberbullying. Você pode obter uma ordem de restrição contra o doxxer (novamente, se conseguir identificar essa pessoa). E, se o doxxer ou qualquer pessoa usar suas informações para acessar suas contas bancárias ou de cartão de crédito, isso é crime.

OUTRAS ETAPAS A SEREM SEGUIDAS

O grau de ameaça que o doxxer apresenta deve governar sua resposta. Se você acha que as informações divulgadas não são particularmente sensíveis e não há risco de danos físicos ou outros, você pode bloquear o doxxer e seguir em frente. Como os assediadores on-line anseiam por atenção, isso pode ser bastante eficaz. E pode fazer sentido onde as informações divulgadas já estão disponíveis on-line ou o doxxer a enviou para incomodá-lo.

Mas quando as informações publicadas forem sensíveis e / ou puderem expô-lo a danos, considere uma resposta mais séria.

DOCUMENTE A ATIVIDADE

Faça uma captura de tela, faça o download da página ou grave a doxxing, incluindo o carimbo de data e hora e o URL da mensagem ou site. Essas informações podem ajudar a aplicação da lei ou outras pessoas que estão investigando o doxxing, ajudando-os a localizar os responsáveis. Este é um bom passo a ser seguido, independentemente de como você se sinta ameaçado, caso o doxxing inicial seja apenas uma salva de abertura no que pode se tornar um ataque maior a você.

RETIRAR

Coloque suas informações privadas offline. Muitos sites, incluindo o Pastebin, têm procedimentos que você pode seguir para remover as informações doxxed.

RELATÓRIO

Sites de mídia social como o Twitter e o Reddit começaram a adicionar doxxing a atividades que violam seus termos de serviço . Portanto, relate a atividade ao site e insista para que as postagens dox sejam removidas. Se as informações doxxed incluem o seu número de telefone e você recebe chamadas de assédio, os investigadores podem localizar os chamadores – geralmente é mais fácil rastrear um chamador do que um agressor on-line. Mas, pode ser necessário alterar seu número de telefone para interromper o assédio.

Se o doxxing revelou seu endereço ou outras informações que o expõem a danos e o doxxer ou outras pessoas ameaçaram prejudicá-lo, vá à polícia. Traga a documentação do doxxing com você.

PROTEJA SUAS CONTAS E INFORMAÇÕES

Se o doxxing tiver exposto seu banco, cartão de crédito ou outras informações da conta financeira, entre em contato com todas as instituições financeiras envolvidas imediatamente e relate a violação. Pode ser necessário alterar as senhas e executar outras ações para reforçar a segurança das contas que foram expostas. O Tumblr e outros sites têm informações sobre as etapas a serem tomadas para aumentar a segurança da sua conta . Bloqueie imediatamente todos os doxxers de seus sites de mídia social e aumente suas configurações de privacidade.

DESCONECTE

Muito doxxing e subsequente assédio são feitos para o entretenimento doentio dos assediadores. Portanto, se você não estiver satisfeito com o bloqueio, os relatórios e outras medidas, poderá optar por interromper a atividade online. Quando você se for, os assediadores acabarão por perder o interesse e seguir em frente.

REALOCAR

Tome medidas rápidas para responder a uma doxxing que revele o seu endereço residencial e contenha ameaças credíveis de dano. Se você se sentir em risco em sua casa, considere se mudar. Esta é uma medida extrema, obviamente, mas uma ameaça real pode exigir.

NÃO ENTRE EM PÂNICO

Mais importante ainda, não perca a cabeça. Primeiro, porque você deve pensar racionalmente sobre como responder e calmamente tomar medidas para se proteger. Segundo, porque você pode negar aos doxxers o que eles mais desejam: uma reação. Não jogue nas mãos deles – proteja suas informações o tempo todo e nunca dê a satisfação de uma resposta emocional.

 

Traduzido e adaptado de: https://www.criminaldefenselawyer.com/resources/when-your-information-has-been-revealed-online.html

Atendimento
Precisa de ajuda?