Noções de Entomologia Forense: Os Insetos Peritos

Aula Demonstração

Descrição

O nosso curso de Noções de Entomologia Forense: Os Insetos Peritos – Auxiliares da Justiça, oferecido pelo Instituto Êxito abordará os principais conceitos desta fascinante e importante área da perícia criminal, focando em todos os tópicos cobrados em editais de provas de concursos públicos da área policial e/ou pericial que apresentam esta disciplina em seus conteúdos programáticos para estudo. No módulo 1, estudaremos as principais noções sobre a Entomologia, ciência que estuda os insetos, descrevendo toda a importância dos nossos protagonistas, as principais características morfológicas e divisões do corpo dos insetos; falaremos sobre as principais ordens de insetos, os marcos evolutivos e os tipos de metamorfose dos insetos, apresentando todo o conteúdo por meio de recursos audiovisuais. Após conhecermos os artrópodes e os insetos, no módulo 2 vamos estudar sobre os principais marcos da história da Entomologia Forense no mundo e no Brasil, e falar um pouco de como as pesquisas estão se desenvolvendo nesta importante área das Ciências Forenses; e posteriormente vamos apresentar as principais subdivisões e as diversas aplicações da Entomologia Forense. No módulo 3, vamos estudar a entomofauna cadavérica atuando na ecologia da decomposição e as aplicações da Entomologia Forense com ênfase na área Médico-Legal, apresentando a realidade nacional em exames periciais na prática e alguns trabalhos importantes que foram realizados no Brasil. O módulo 4 focará no estudo da morte e dos fenômenos cadavéricos, abordando importantes conceitos da Tanatologia Forense, área da Medicina Legal associada aos nossos estudos dos insetos necrófagos, além de aplicações médico-legais para a cronotanatognose. Todos os procedimentos de coleta, acondicionamento, transporte e identificação de vestígios entomológicos, desde o local de crime até os exames periciais realizados em laboratório, serão abordados no módulo 5 do nosso curso, apresentando os principais grupos de insetos de importância forense. No módulo 6, estudaremos uma das mais importantes aplicações da Entomologia Forense Médico-Legal: a estimativa do Intervalo Pós-Morte (IPM), máximo e mínimo, praticando com questão cobrada em concurso e aplicando a estimativa do IPM pelo método do cálculo pelo GDA (graus-dia acumulado) na prática com um exemplo bem bacana. Após toda esta teoria, vamos testar os nossos conhecimentos adquiridos nos diversos temas abordados no decorrer do curso em diversas questões cobradas em concursos públicos da área, de forma a praticar bastante para a preparação para as próximas provas. Bons estudos e sucesso sempre!

Público Alvo

Concurseiros e concurseiras da área da perícia criminal, estudantes em geral que se interessem pela disciplina e demais curiosos e amantes das Ciências Forenses.

Objetivos

Nosso curso abordará a teoria sobre os principais aspectos cobrados em provas específicas da área pericial sobre a disciplina de ENTOMOLOGIA FORENSE, esperando que ao final, o aluno compreenda sobre seus principais conceitos, história, subdivisões e aplicações, procedimentos de coleta de vestígios entomológicos em local de crime, aplicações da Entomologia Forense Médico-Legal e estimativa do intervalo pós-morte (IPM), além de resoluções de questões relacionadas aos temas abordados no decorrer do nosso curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Módulo 1 - INTRODUÇÃO À ENTOMOLOGIA
    • 1.1 Noções de Entomologia Geral I – Definições e Introdução aos artrópodes e aos insetos; importância dos insetos; tipos de metamorfose.
    • 1.2 Noções de Entomologia Geral II – Partes do corpo dos insetos (Morfologia), biodiversidade, principais ordens, evolução dos insetos.
  • Módulo 2 - HISTÓRIA & SUBDIVISÕES DA ENTOMOLOGIA FORENSE
    • 2.1 Principais marcos históricos da Entomologia Forense no mundo e no Brasil; Como as pesquisas são realizadas na área.
    • 2.2 Subdivisões da Entomologia Forense e as respectivas aplicações.
  • Módulo 3 - APLICAÇÕES DA ENTOMOLOGIA MÉDICO-LEGAL
    • 3.1 Conhecendo a entomofauna cadavérica; Principais aplicações da área médico-legal da Entomologia Forense e apresentação de trabalhos importantes realizados no Brasil.
  • Módulo 4 - NOÇÕES DE TANATOLOGIA FORENSE E CRONOTANATOGNOSE
    • 4.1 Estudo da morte, dos fenômenos cadavéricos consecutivos e aplicações na cronotanatognose; Putrefação e as características de suas fases.
  • Módulo 5 - COLETA, ACONDICIONAMENTO, TRANSPORTE E IDENTIFICAÇÃO DE VESTÍGIOS ENTOMOLÓGICOS
    • 5.1 Procedimentos operacionais para o tratamento dos vestígios entomológicos do local de crime ao laboratório forense.
  • Módulo 6 - ESTIMATIVA DO INTERVALO PÓS-MORTE (IPM)
    • 6.1 Estimativa de IPM máximo, sucessão entomológica; Estimativa do IPM mínimo, exercício e prática com cálculo pelo método do GDA (graus-dia acumulado).
  • Módulo 7 - QUESTÕES DE CONCURSOS